Dieta Low Carb – O que é, Como Fazer, Benefícios e Mais  

Se você precisa emagrecer provavelmente já andou pesquisando na internet o melhor programa alimentar para ajudar a alcançar seus objetivos e se deparou com a dieta low carb, não é mesmo?

Isso porque essa dieta ganhou fama nos últimos anos devido à redução de peso que ela promove ao diminuir os carboidratos na alimentação, mas ao adotar essa dieta é preciso ter alguns cuidados a fim de manter a saúde do organismo.

Pois, ao contrário esse novo tipo de alimentação pode trazer inúmeros prejuízos a saúde e nem todas as pessoas se beneficiam dela e isso que veremos ao longo desse artigo.

O que é a dieta low carb?

A dieta low carb é um tipo de regime alimentar onde o consumo de alimentos ricos em carboidratos é reduzido, esse macronutriente é responsável por fornecer energia ao organismo e é encontrado facilmente em diversos tipos de alimentos do nosso dia a dia como nas massas, pães, doces, cereais, tubérculos a até mesmo nas frutas.

E para compensar essa redução a ingestão de proteínas e gorduras boas é aumentada por isso ela é considerada uma versão mais leve da dieta cetogênica, essa dieta favorece o emagrecimento pois diminui a quantidade ao mesmo tempo que melhora a qualidade dos carboidratos ingeridos.

Um dos motivos que fazem dessa uma dieta saudável e uma opção muito procurada para emagrecer é possibilidade de aumentar a ingestão de vegetais pobres em carboidratos e ricos em fibras, como por exemplo, abobrinha, chuchu, espinafre.

Além de aumentar a quantidade de ricos em proteínas como as carnes magras, ovos e peixes, gorduras boas que contribuem para redução do apetite e ainda permite a ingestão regular de vegetais, frutas e castanhas ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes capazes de prevenir uma série de doenças.

Como a dieta low carb funciona?

Em uma alimentação normal do dia a dia, cerca de 50% a 55% das calorias ingeridas são provenientes dos carboidratos, no caso da dieta low carb não existe uma porcentagem exata de carboidratos que podem ser consumidos, mas estima-se uma redução de cerca de 105 a 15%.

Com essa redução já é possível notar efeitos positivos como a prolongação da saciedade, diminuição dos níveis de triglicerídeos, aumento do colesterol bom e controle da pressão arterial.

No entanto o emagrecimento é efeito principal e mais famoso dessa dieta, pois uma vez que o nível de açúcar disponível diminui o corpo passa a queimar a gordura armazenada como fonte de energia e mantem o seu bom funcionamento o acaba levando a perda de peso.

Quando o consumo de carboidratos é reduzido os picos de insulina no organismo são evitados assim como seus efeitos secundários passam a ser diminuídos como por exemplo o acúmulo de gordura abdominal e a fome descontrolada logo após e entre as refeições outro ponto favorável para o emagrecimento.

Dieta Low carb

Quais são os benefícios da dieta low carb para a saúde?

Sem dúvidas seguir a deita low carb pode trazer diversos benefícios para saúde com um todo e entre os principais deles podemos citar:

– Ajuda no controle na fome, prolongando a sensação de saciedade graças ao aumento do consumo de proteínas, gorduras e fibras;

– Auxilia na melhora do trânsito intestinal, uma vez que é uma dieta rica em fibras;

– Favorece o emagrecimento, por reduzir as calorias totais diárias enquanto aumenta a ingestão de quantidade de fibras durante a dieta;

– Ajuda a controlar a diabetes, já que regular os níveis de açúcar no sangue;

– Diminui os triglicerídeos e o colesterol no sangue ao mesmo tempo que eleva o colesterol bom diminuindo o risco de doenças;

– Reduz a retenção de líquidos, por ser um tipo de dieta rica em água e minerais responsáveis por aumentar a produção de urina, o que faz com que o excesso de líquidos acumulado seja eliminado pelo corpo.

Como fazer a dieta low carb?

Ao optar por seguir a dieta low carb é importante fazer durante todo o período de dieta 3 refeições principais e 2 lanches intermediários, dessa forma  passa-se a comer com maior frequência, porém em porções menores ao longo do dia, o que ajuda a diminuir a fome.

Como já se sabe essa dieta retira da alimentação principalmente os carboidratos considerados simples como é o caso da farinha de trigo refina branca, açúcar, doces e refrigerantes e em alguns casos os carboidratos complexos também podem restringidos se necessários como os pães macarrão, arroz e aveia.

Geralmente uma alimentação normal, são consumidos cerca de 250g de carboidratos diariamente e nessa dieta o objeto é reduzir esse consumo para cerca de 130g a 200g ao dia e tanto no café da manhã como nos lanches o recomendado é incluir ovos, coco, abacate e castanhas por exemplo.

O almoço e o jantar por sua vez necessitam ser ricos em proteínas, saladas e gorduras boas como o azeite e é permitindo incluir pouco carboidrato, essa é uma dieta que deve ser seguida gradativamente para que o organismo de se acostume com o baixo consumo de carboidratos e desenvolva sintomas negativos como alterações no humor, dores de cabeça, e tontura.

Dieta Low carb

A dieta low carb é segura?

Essa dieta é sim, muito segura, mas desde que seja feita com acompanhamento médico e nutricional, pois as mudanças que ela provoca na alimentação podem repercutir em outros pontos da saúde que vão além do emagrecimento.

Por isso é importante que pessoas que tenham diabetes, triglicérides e colesterol alto ou portadores de alguma doenças crônica que faça uso de medicação regular busquem ajuda profissional antes de iniciar essa dieta, a fim de ajustar a medicação e evitar problemas futuros.

Não ter acompanhamento profissional é um dos principais erros de quem adota essa dieta, outros erros podem interferir negativamente nessa dieta causando grandes prejuízos para o processo de emagrecimento quanto para a saúde como parar totalmente de consumir carboidratos, não saber diferenciar os carboidratos bons dos ruins e consumir gorduras em excesso.

Posts created 18

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top