Descubra 3 tipos de aparelhos ortodônticos e como funcionam

Os aparelhos ortodônticos fazem parte da vida de muita gente, principalmente no período da adolescência. Isso porque, o uso de aparelho nessa fase da vida se tornou tão comum que, durante uma época, crianças e adolescentes tinham vontade de colocá-los mesmo sem necessidade de usar esse tipo de tratamento. 

 

Se para alguns o aparelho dentário era moda, para outros esse tipo de aparelho era visto como um castigo. Algumas pessoas acham esse procedimento algo esteticamente feio, além de ter que passar anos de aparelho.

 

Dessa forma, assim como a tecnologia promoveu novos tratamentos, mais estéticos, como por exemplo as facetas de porcelana, hoje em dia já existem diversos tipos de aparelhos dentários, que se propõe a ser mais estéticos e mais eficientes, fazendo com que o paciente precise passar menos tempo utilizando aparelho. 

 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse método e confira as possíveis formas de aparelhos já disponíveis no mercado dentário. 

O que é um aparelho ortodôntico?

Antes de entender quais são os tipos de aparelhos e como eles funcionam, primeiro é necessário se atentar ao que é um aparelho ortodôntico e para que ele serve. 

 

Dessa forma, o aparelho ortodôntico, também conhecido como aparelho dentário, nada mais é do que um dispositivo que promove a movimentação dos dentes, quando os mesmos são de alguma forma tortos ou se encontram fora da posição ideal. 

 

Assim como as lentes de contato dental tem um objetivo de deixar os dentes mais visualmente belos, o aparelho dentário também almeja promover alterações estéticas, assim como corrigir a posição dentária para melhorar a estrutura bucal com um melhor encaixe de mordida. 

 

Assim, esse tipo de tratamento, basicamente, tem como objetivo, não só introduzir no paciente um sorriso mais estético, mas tem como objetivo principal promover um sorriso mais saudável. 

 

Sendo assim, é comum o uso de aparelhos em crianças, de forma preventiva, para auxiliar o crescimento dos dentes permanentes, para que eles possam nascer em posições melhores e corretas.

 

Além disso, o aparelho ortodôntico também pode ser utilizado como forma de contenção em pacientes que já utilizaram o aparelho dentário e conseguiram ajustar a posição da arcada dentária.

 

Essa contenção tem como objetivo impedir que as mudanças feitas acabem regredindo, questão que pode vir a acontecer com o tempo. 

 

Por isso, tenha em mente que o tratamento ortodôntico exige comprometimento por parte do paciente, até mesmo após a remoção do aparelho, para evitar que os dentes voltem a se desalinhar.

Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos?

Mesmo parecendo uma coisa só, existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos com características diferentes. Veja a seguir algumas das opções disponíveis no mercado. 

  1. Aparelho fixo metálico

Essa opção é considerada como tradicional, pois se trata do aparelho fixo, com hastes de metal e as famosas borrachinhas coloridas. Por ser a opção mais antiga e tradicional, esse tipo de aparelho conta com um custo menor. 

  1. Aparelho fixo estético

Esse tipo de aparelho também é uma forma fixa. Entretanto, seus materiais são diferenciados e ele tem a proposta de oferecer aos pacientes opções de alinhadores invisíveis

 

Esses alinhadores, mesmo que fixos, vão utilizar materiais como a porcelana para que dê a impressão de invisibilidade e para que o paciente tenha um sorriso mais estético. 

  1. Aparelho móvel 

O aparelho móvel é uma outra opção que tem como principal característica o fato de que ele pode ser facilmente manipulado, onde o paciente pode tirar para comer ou dormir, por exemplo. 

 

Esse tipo de aparelho tem como principal vantagem o fato de que é possível ter uma higiene bucal melhor, uma vez que é possível retirar o aparelho para escovar os dentes. Além disso, também existem opções desse aparelho mais estéticas, como por exemplo, o aparelho móvel transparente.

Como higienizar um aparelho ortodôntico?

Quando o paciente faz uso de aparelhos ortodônticos, qualquer um deles, uma questão importantíssima é a higiene bucal.

 

Isso porque, o fato de ter algo atrelado aos dentes já faz com que haja maior probabilidade de sobrarem restos de comida na boca, bem como o aumento de bactérias. 

 

Assim, ao fazer uso do aparelho, certifique-se de que você:

 

  • Está escovando seus dentes logo após as refeições;
  • Faz o uso de fio dental;
  • Beber bastante água;
  • Escova seus dentes da maneira correta.  

 

Para saber mais sobre a maneira correta de escovar os dentes, peça instruções a um dentista. Vale lembrar que a falta de higiene pode levar a doenças bucais, que por sua vez podem levar a consequências sérias, como a extração dos dentes. 

 

Dessa forma, ao invés do paciente se preocupar com o aparelho, ele terá que pesquisar a respeito de “implante dentário antes e depois”.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Posts created 43

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top