Como fazer dieta? Quais as principais dicas?

Se você está aqui deve estar querendo saber como fazer dieta saudável e equilibrada que te ajuda perder peso. Mas para que isso aconteça é necessário fazer mudanças nos hábitos alimentares e conseguir usar estratégias que te ajudem a aumentar a sensação de saciedade e acelerem o metabolismo para queimar gordura mais fácil.

Porém quando se deseja emagrecer, a melhor opção é procurar por uma ajuda médica ou de algum profissional da saúde para que seja feita uma avaliação completa para que a dieta seja adaptada ao seu estado de saúde e que seja evitado o efeito sanfona.

Abaixo preparei dicas valiosas de como fazer dieta saudável e que vai te ajudar a perder peso.

como fazer dieta

DICA NÚMERO 1

Faça suas principais refeições baseada em vegetais. Os legumes e vegetais devem ser sempre o foco da sua comida, pois eles são te dar uma sensação de saciedade e possuem baixo teor de calorias, o que ajuda a você a emagrecer. A porção pode ser entre 1 a 2 xícaras de vegetais crus e 1 de vegetais cozidos.

Além do mais, os vegetais possuem alta concentração de vitaminas, minerais e fibras que vão auxiliam no funcionamento do seu intestino, ajudando a saúde da microbiota intestinal, acelerando o metabolismo e desintoxicando o organismo dando uma sensação de bem-estar e mais disposição.

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DICA NÚMERO 2

É indicado que faça a ingestão de porções pequenas de carboidratos, de preferência aqueles que são integrais, em cada uma das refeições, como arroz, farofa, massas, pães, tapioca e bolos. Como a quantidade acaba mudando de uma pessoa para outra, é possível começar diminuindo gradualmente as porções consumidas. Se você come 6 colheres de arroz, diminui para 5, depois 4, até chegar na quantidade que precisa.

Além do mais você pode substituir alguns alimentos, por exemplo, o macarrão pela abobrinha ou berinjela, sempre buscando alternativas para diminuir o consumo de carboidratos.

DICA NÚMERO 3

Inclua alimentos como frutos secos, sementes e azeite na sua alimentação. Esses ingredientes são ricos em um tipo de gordura boa, e ômega-3 também, que contém uma ação anti-inflamatória, aumenta a saciedade e é antioxidante, auxiliando assim o organismo a funcionar melhor.

Nesse grupo também contém alimentos como coco, amendoim, abacate, amêndoas, nozes, pasta de amendoim para conseguir incluir eles na sua dieta, basta adicionar uma colher de chá de azeite de oliva na hora das principais refeições, já no momento dos lanches, pode ser consumido sempre 1 fruta com 10 unidades de frutos secos, ou 1 colher de sopa da manteiga de amendoim.

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DICA NÚMERO 4

Beba muita água, é muito importante fazer o consumo de 2 a 2,5 litros de água por dia, o correto é não consumir nenhum líquido com as comidas para evitar que se sinta cheio e não consiga comer toda a porção.

Uma boa opção é adaptar a água com limão, pois ela é capaz de ajudar a limpar o paladar e diminuir a vontade de ingerir doces.

 

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